• Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social

©2019 by Financeiramente - Educação Financeira

Se você quer ser rico, leia!

January 15, 2019

 

A maior parte das pessoas de sucesso que vimos hoje no topo do seu mercado dão à leitura o crédito de fator fundamental ao seu sucesso. 

 

Vamos combinar que nós não tivemos no Brasil uma inserção ao livro muito legal, não é? 

 

Muitos não tinham lido sequer um livro na vida e lá vinha a escola nos colocar no colo livros densos, complexos e, muitas vezes, chatos para a idade. Nunca me esqueço da Iracema, livro de José de Alencar. Eu deveria estar na quinta série do ensino fundamental (ou 1º grau, como era chamado) quando o meu livro "sorteado" foi Iracema, de José de Alencar. Não era o livro para uma criança de 11 anos, me desculpem.

 

O problema na inserção do livro na vida de uma criança não foi a falta de compreensão dos professores, mas a matriz que eles deveriam seguir (espero que isso tenha mudado um pouco). Iracema aos 11 anos pode traumatizar uma pessoa! Pode acabar ali qualquer amor pela busca de conhecimento na literatura. O meu amor por livros, felizmente, não acabou por ali, porque o meu contato tinha começado muito antes. Lembro bem da minha dinda, que morava longe, mas sempre trazia ou enviava livros infantis (adequados à idade) para que eu me deliciasse... e era uma alegria incrível devorar cada um deles. 

 

Talvez essa inserção esquisita da literatura nos primeiros anos no ambiente escolar tenha feito com que os brasileiros tenham um apego tão fraco com os livros. Talvez tenha sido outra coisa... 

 

Se algum hermano argentino ler este artigo, por favor, comente como foi a sua infância com relação a livros. É de conhecimento e de observação a quem viaja a este país que a Argentina tem uma outra pegada com esse hábito. A quantidade de livrarias e sebos na capital Buenos Aires é maior do que a de todo o Brasil. Chocante, não é?

 

Bom, mas e aí? Se você tem a informação (de todos os lados) de que pessoas que atingiram marcas extraordinárias na vida lêem (e muito) e se você deseja chegar a lugares parecidos aos que elas chegaram, use a modelagem a seu favor! Modelagem simplesmente é aplicar na sua vida um padrão de formas de pensar e agir de uma pessoa cujos resultados também lhe interessam atingir.

 

Uma reportagem do Business Insider intitulada 9 of the most successfull people share their reading habits aponta os seguintes hábitos relacionados à leitura de alguns dos ícones deste tempo:

 

> Warren Buffett lê de 5 a 6 horas por dia. Segundo ele, conhecimento é como juros compostos: é algo que se constrói.

 

> Bill Gates50 livros por ano, ou seja, aproximadamente, 1 livro por semana.

 

> Mark Zuckerberg lê 25 livros por ano, ou seja, 1 a cada 2 semanas.

 

> Oprah Winfrey disse que os livros a possibilitaram enxergar além do que a sua realidade permitia no início da sua vida. Ela fundou, inclusive, um clube de leitura para ajudar a promover o hábito com outras pessoas.

 

E assim como esses, muitos, muitos outros líderes e pessoas que atingiram o topo relatam a execução desse hábito nas suas vidas.

 

Gente, hoje, conhecimento é poder! 

 

Passou da hora de entender isso!

 

Enquanto você faz e sabe o que todo mundo faz e sabe, você terá uma vida igual a "todo mundo". E como "todo mundo" está indo? Não sou eu quem precisa te responder isso. É só olhar para os lados e observar. 

 

 

Quer mais da vida? Plante mais! Afie o seu machado!

Se você não está fazendo isso, alguém no seu mercado está. 

 

 

E, quanto à leitura, comece pelo assunto que lhe dê mais prazer de saber. Entre no site de qualquer livraria e compre o primeiro livro. 

 

Ler 5 páginas por dia demora quanto? 15 minutos? Você consegue ler só por 15 minutos ao dia? Consegue, né. Eu sei que sim! 

 

Assim fica fácil, não fica?

 

 

Está lançado o desafio!

 

 

5 páginas por dia   

 

=   150 páginas por mês   

 

=   1.825 páginas por ano   

 

=   9 livros por ano (aprox.)

 

#5paginaspordia

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Se você quer ser rico, leia!

January 15, 2019

E aí, já definiu seus objetivos para 2019?

January 8, 2019

O melhor presente de Natal

December 14, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload