Como acabar o mês no "azul"?


Início de mês, que alegria! Todo aquele dinheiro entrando na conta!

Mas é a a partir do dia 10 que tudo muda: as principais contas foram pagas, todos os boletos - água, luz, aluguel, gás, telefone, internet, cartão de crédito... ufa - ou quase todos estão quitados. E agora? Você olha para a conta e sobra o suficiente para ir no mercado e só! O que aconteceu com todo aquele dinheiro que chegou dia 5?


Que fenômeno é esse que acontece todos os meses?


A empresa de pesquisa de opinião norte-americana Gallup identificou que existe um fenômeno chamado de "paycheck effect", ou "efeito do dia do pagamento". A conclusão é de que as pessoas que recebem sua remuneração uma vez por mês tendem a gastar muito mais durante os primeiros dias após o pagamento do que no restante do mês.


Isso se explica pela sensação de abundância gerada quando o acesso ao recurso está mais tangível, mais próximo, mais factível. Quanto mais longe do dia do pagamento, maior vai ficando a sensação de escassez e de que é preciso controlar o recurso que ainda sobra para conseguir pagar contas básicas até o fim do mês, como a alimentação.


E, então, o que fazer para acabar com esse ciclo desgastante?


A resposta é: Orçamento!


Fazer um orçamento inicia quando você começa a acompanhar o padrão de gastos do seu custo de vida mensal e o compara com a sua remuneração total do mês. A partir desse primeiro diagnóstico, você consegue definir um orçamento para os próximos meses e, ainda melhor, define um orçamento menor do que a sua remuneração e aplica a diferença em um objetivo, assunto que falaremos em próximos artigos.


Quer chegar ao fim do mês no azul?

Saiba qual o custo do seu padrão de vida + saiba qual a sua remuneração + viva com menos do que a sua remuneração.

Simples, não?

Matematicamente, muito simples.

E comportamentalmente?

Observe se você está chegando sempre no vermelho no final do mês e identifique onde está acontecendo a falha. Reveja o orçamento, ajuste e viva tranquila/o. Você merece se presentear com essa paz de espírito!




(Crédito da foto: <a href="http://www.freepik.com">Designed by Freepik</a>)

#Orçamento